segunda-feira, 15 de agosto de 2011

PERFIL – ROBERT DE NIRO


Para a nossa diversão, decidi que, a cada 10 críticas, postarei uma lista de 10 filmes dos meus atores favoritos. Os filmes serão enumerados em ordem crescente de preferência e estarão acompanhados de uma breve resenha. O critério de seleção adotado destacará a versatilidade do ator, ou seja, tentarei abranger sua capacidade de interpretar papéis completamente distintos. Muita gente não vai concordar com as listas, mas é por isso que temos a sessão de comentários sempre disponível.
O primeiro escolhido foi o meu ator favorito dos 12 aos 23 anos de idade – ROBERT DE NIRO.

10 – OS INTOCÁVEIS (THE UNTOUCHABLES, 1987)

Robert de Niro faz o Al Capone definitivo. A famosíssima cena do taco de beisebol mostra a sua habilidade de retratar uma raiva intensa de maneira contida, disfarçada por uma fachada de frieza. Na verdade, o seu Capone, resumidamente, é um assassino sanguinário, sem remorsos, controlado pela racionalidade do homem de negócios. O embate entre id e superego é bem claro nesse personagem, o que contrasta bem com o bom mocismo do seu adversário, Eliot Ness, interpretado pelo sempre chato Kevin Costner.

Link no imdb.

9 – UMA MULHER PARA DOIS (MAD DOG AND GLORY, 1993)

Aqui de Niro faz um personagem que não poderia ser mais diferente de Al Capone. Wayne “Mad Dog” Dobie não tem nada de cachorro louco. Ao contrário, mesmo sendo policial, é um homem comum, tímido, com todos os medos e inseguranças que nos acompanham diariamente. No entanto, Wayne salva a vida de Frank Milo, chefe da máfia local – interpretado por nada mais nada menos que Bill Murray! Frank decide retribuir o favor e manda Uma Thurman passar uma semana em sua casa e fazer o que for preciso para mantê-lo feliz. Lógico, Wayne se apaixona por Uma e não aceita o trato de apenas sete dias. Como Frank quer seu bibelô de volta, Wayne vai ter que virar homem e confrontar um dos criminosos mais perigosos da cidade. Imaginem! De Niro fazendo um policial frágil e medroso contra Bill Murray interpretando um mafioso assassino! Só essa inversão de tipos já vale o filme.

Link no imdb.

8 – A MISSÃO (THE MISSION, 1986)

O Brasil do século XVIII, marcado por freqüentes conflitos entre a população indígena e os colonizadores portugueses, é o cenário desse belo filme. Rodrigo Mendoza (De Niro), de família nobre, tem uma vida repleta de confortos e privilégios, pega sua mulher em flagrante, na cama com o seu próprio irmão (Aidan Quinn). Num acesso de fúria, Mendoza mata seu irmão num duelo de espadas. A partir daí, sofre de um arrependimento terrível e se isola numa comunidade de jesuítas, onde conhece o padre Gabriel, interpretado por Jeremy Irons (mais um interessante contraste de estilos). Os dois se tornam amigos e juntos defendem uma tribo indígena de colonizadores portugueses em busca de escravos. Mesmo com poucos diálogos, a performance de Niro é, no mínimo, admirável, pois vai da fúria assassina, passa pelo tormento da culpa e conclui com a coragem de lutar por uma causa. Além disso tudo, estamos falando de um nobre colonizador do século XVIII, ou seja, nada mais distante de si mesmo. Um excelente trabalho de transformação.

Link no imdb.

7 – TEMPO DE DESPERTAR (AWAKENINGS, 1990)

Nunca Robert de Niro interpretou um papel tão doce, tão delicado. Leonard vive em um sanatório, uma vez que tem uma doença até então incurável, a qual o impede de se comunicar completamente. Ele não fala e não se mexe. Pode-se dizer que seu personagem é apenas uma escultura que respira. Robin Williams é o médico que descobre a cura e, então, “acorda” Leonard e diversos outros pacientes com a mesma condição. Leonard volta à vida, faz amizades, vê um pouco do mundo e se apaixona. Porém, descobre-se que a cura é só temporária. Leonard volta a ter os primeiros sintomas da doença, que se assemelha aos do Mal de Parkinson. Daí em diante, de Niro nos leva numa odisséia de angústia, que envolve tanto a parte física, representada pelos tremores e tiques, quanto a emocional – seu sentimento de impotência e desespero perante seu destino inexorável, de volta à imobilidade. Comovente.

Link no imdb.

6 – CORAÇÃO SATÂNICO (ANGEL HEART, 1987)

Em Coração Satânico, o nosso querido “Bobby” de Niro interpreta Louis Cypher. Muito bem caracterizado, de barba e cabelo bem escuros, unhas longas e afiadas, elegantemente vestido. Como ninguém, de Niro sabe transmitir à platéia o conceito de Mal sem grandes trejeitos ou firulas. Este é um dos melhores filmes dos anos 80. Só tiraria os olhos amarelos. Meio brega.

Link no imdb.

5 - O REI DA COMÉDIA (THE KING OF COMEDY, 1982)

Um dos filmes mais injustiçados de Robert de Niro. Um fracasso de bilheteria à época de lançamento; hoje é considerado um Cult do humor negro. Rupert é um de seus personagens mais frustrados. Além de ser um tremendo chato! Teimoso! Sua necessidade de atenção por parte da mídia é tamanha, que chega ao ponto de seqüestrar seu maior ídolo (Jerry Lewis), a fim de arrancar um convite a seu show de televisão. Este é um dos primeiros filmes sobre a busca pela celebridade a qualquer custo – e normalmente quem a procura são os sem-talento – em contraposição à busca pelo sucesso – realizada pelos esforçados e talentosos. Em “O Rei da Comédia”, de Niro faz um loser inesquecível.

Link no imdb.

4 – CABO DO MEDO (CAPE FEAR, 1991)

Max Cady, anteriormente interpretado por Robert Mitchum na primeira versão do filme, feita nos anos 50, é retratado por de Niro nessa versão do clássico, dirigida por Martin Scorcese a la Hitchcock. Entre os vários psicopatas feitos pelo astro, este é “O” psicopata. De Niro prova mais uma vez que é um camaleão. Sotaque sulista, fanático religioso e fã de Nietzsche (!), todo tatuado com passagens da bíblia, forte como um touro, zero por cento de gordura e uma cara de mau que deve ter assustado até seus colegas. Atenção especial à cena entre seu polegar e a boca de uma jovem Juliette Lewis.

Link no imdb.


3 – O PODEROSO CHEFÃO: PARTE II (THE GODFATHER: PART II, 1974)

Além de estar presente em dos maiores filmes da História, Robert de Niro assume o papel de Vito Corleone, anteriormente interpretado por Marlon Brando, simplesmente o maior ator de todos os tempos. Ainda um ator relativamente iniciante, especialmente em termos de grandes filmes, Bobby dá um show. Aprendeu o dialeto siciliano e mudou a voz para se parecer a Marlon e assim manter a coerência do personagem. Ele deve ter falado uma ou duas frases em Inglês durante o filme todo e, mesmo assim, com sotaque italiano fortemente carregado. Atuação perfeita. Não é a toa que tanto ele quanto Marlon ganharam a estatueta pelo mesmo papel.

Link no imdb.


2 – TOURO INDOMÁVEL (RAGING BULL, 1980)

Em “Touro Indomável”, Robert de Niro é a personificação do Ciúme Delirante. Seu personagem, o boxeador Jake La Motta joga sua carreira e sua vida pessoal no lixo. As únicas pessoas que realmente o amavam – sua mulher e seu irmão – o abandonam porque não suportam mais seus ataques de ira e de violência doméstica. Alguns anos depois, ainda sozinho, em total decadência e vinte quilos mais gordo (o astro realmente engordou, não é maquiagem), encontramos o patético Jake, tentando ser stand-up comedian sem nenhum sucesso. De Niro sim, absolutamente no auge de sua carreira.

Link no imdb.

1 – TAXI DRIVER, 1976

Se de “Touro Indomável” originou-se a famosa citação “Did you fuck my wife?”, Taxi Driver gerou um dos quotes mais célebres da história do cinema: “Are you talking to me? Are you talking to me? So, who the hell are you talking to, are you talking to me? Well, I’m the only one here.” Poucos filmes retrataram tão bem a jornada de um homem em direção à loucura. O filme oferece a de Niro tempo suficiente para desenvolver seu personagem e, gradativamente, levá-lo ao inferno. Além de um desfecho poderoso, também chamo a atenção do leitor para uma cena tão dolorosa que é difícil até para mim, que já vi o filme umas cinco vezes, passar por ela de novo: Robert de Niro leva Cybil Shephard a um cinema pornô. Só de lembrar, já me parte o coração.

Link no imdb.


10 comentários:

  1. "A Missão" é um clássico! Não posso, todavia, compará-lo aos demais filmes, visto que não vi nenhunzinho.

    ResponderExcluir
  2. Bom, agora você tem nove recomendações de filmes menção f! :)
    xx

    ResponderExcluir
  3. Adorei o detalhe de ser seu ator favorito dos 12 aos 23 anos de idade. Acho que é bem isso mesmo...quando penso em Robert De Niro, lembro o quanto eu gostava dele quando eu era adolescente.
    Os filmes mais marcantes para mim foram "A Missão" (adoro a trilha sonora) e "Tempo de Despertar"(fazendo dupla com Robin Williams).

    ResponderExcluir
  4. Ah! Então você gosta do Robert de Niro dramático, fofinho. Hmmm, nunca conheci alguém que gostasse desse lado dele. O cara é tão famoso por retratar criminosos e psicopatas! Tá vendo, ele é versátil mesmo!
    Valeu, Iana!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Coração Satânico foi tão marcante na minha adolescência!

    ResponderExcluir
  6. Já vi esse filme umas 7 vezes e não me canso! Talvez o melhor filme dos anos 80...

    ResponderExcluir
  7. Porra, mais do que Blade Runner ou ALIENS? Bom, eu preciso vê-lo mais vezes para poder julgar, só assisti uma vez e achei realmente legal...

    ResponderExcluir
  8. É, de fato, superar Blade Runner é parada dura. Talvez eu tenha comentado isso porque o filme tem muito da estética anos 80, especialmente o cenário, as locações, o figurino. Mickey Rourke também, porque simboliza bem a década perdida.

    ResponderExcluir
  9. robert de niro é realmente foda ainda mais se observarmos ele em cabo do medo e em uma mulher para dois. monstro escroto e docinho de coco

    ResponderExcluir
  10. O contraste não poderia ser maior.

    ResponderExcluir